Brasil poderá ser maior produtor de Soja do Mundo

Brasil poderá ser maior produtor de Soja do Mundo

Pela primeira vez na história o Brasil poderá ser o maior produtor de soja do mundo, ultrapassando os Estados Unidos da América. É o que aponta estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgadas neste mês de janeiro. De acordo com o levantamento, a área de soja no país cresceu 9,2% ou 2,3 milhões de hectares sobre a área plantada em 2011/2012 (a área total foi de 25,04 milhões de ha).

A produção de grãos de soja poderá aumentar 24,5% em relação à safra anterior, cujo resultado representa um volume de produção de 82,68 milhões de toneladas, acréscimo de 16,30 milhões de toneladas em relação à safra passada.

Dessa produção recorde, mais de 52 milhões de toneladas será colhida na região do Cerrado, localizada nos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Piauí, Rondônia, Pará e no Distrito Federal. “Há 40 anos, no entanto, este cenário seria impossível de ser imaginado. As cultivares de soja até então existentes não cresciam e nem produziam bem nestas regiões”, ressaltou o pesquisador da Embrapa Cerrados Sebastião Pedro, coordenador do programa de melhoramento de soja da Unidade.

Histórico – essa história começou a mudar em 1980, quando foi lançada pela Embrapa Cerrados a primeira variedade adaptada à região: a Doko. “Ela crescia e produzia bem, mesmo em solos de primeiro ano de cultivo”, conta o pesquisador aposentado em 2009, Plínio de Mello – responsável pela seleção dessa cultivar. Fazer com que uma planta característica de regiões temperadas fosse cultivada nas condições brasileiras foi o grande desafio dele naquela época. Os trabalhos de pesquisa para se chegar a essa variedade duraram cerca de dez anos.

Com informações extraídas da EMBRAPA CERRADOS

Sobre o autor

Sem comentarios

Deixe uma resposta

Você é logar to post a comment.