Exposição excessiva a ruídos pode causar perda auditiva

Exposição excessiva a ruídos pode causar perda auditiva

Dados recentemente divulgados pelo IBGE afirmam que 9 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva.

Muitas vezes, o problema começa com o uso de fones de ouvidos ou com a exposição excessiva ao barulho oriundo do ambiente de trabalho.

Segundo a fonoaudióloga Patrícia Caldas, um dos sintomas da perda auditiva é o aumento da intensidade da voz, mas somente esse fator não é suficiente para dar o diagnóstico.

“Trabalhar exposto a ruídos pode provocar perdas auditivas e exames periódicos podem indicar o problema. Outros sintomas seriam zumbidos e dificuldade para entender as pessoas”, afirma.

Os zumbidos estão relacionados à intensidade do ruído e ao tempo de exposição. Segundo o otorrinolaringologista Lupércio Brito, eles podem ser temporários, mas, se houver uma exposição continuada, eles podem tornar-se crônicos.

A prevenção pode ser feita através de uso de Equipamentos de Proteção Individual, além da realização de exames periódicos, para quem precisa trabalhar exposto aos ruídos.

Com informações da Revista Proteção

Sobre o autor

Sem comentarios

Deixe uma resposta

Você é logar to post a comment.