GESTÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE DO TRABALHO RURAL

A Legislação Trabalhista estabelece os preceitos que devem ser observados na a organização e no ambiente de trabalho rural.

Para cumprir a normas do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, os empregadores rurais ou equiparados devem implementar ações de segurança e saúde que visem a prevenção de acidentes e doenças decorrentes de trabalho na unidade de produção rural.

Saúde dos Trabalhadores

• O empregador ou equiparado deve garantir a realização de atestados de saúde ocupacionais e exames complementares (Admissional, Demissional, Periódico, Troca de Função, Retorno ao Trabalho).
• A Consultoria Rural Rio Preto – CRRP auxilia aos gestores na organização de documentos, controle dos atestados de saúde ocupacional e exames complementares dos funcionários, entre outros controles necessários para o trabalho seguro e dentro das normas.

Agrotóxicos

• O empregador rural deve proporcionar a capacitação dos trabalhadores sobre prevenção de acidentes com agrotóxicos quanto ao manuseio e aplicação; o seu transporte; o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual, das vestimentas, a forma correta de sua descontaminação e local para armazenamento adequado dos mesmos;
• Os gestores devem fazer o correto controle da entrega e recolhimento dos E.P.I’s;

Treinamento de Prevenção de Acidentes com Agrotóxicos, realizado pela CRRP

 

• Deve ser feita a correta armazenagem e destinação final das embalagens;
• Deve ser disponibilizado sinalização de segurança, informações sobre os agrotóxicos;
• Os resíduos provenientes dos processos produtivos devem ser eliminados de forma que não provoque contaminação ambiental.

Depósitos de defensivos adequados com a orientação da CRRP.

 

Máquinas e Implementos Agrícolas

• O empregador rural deve se responsabilizar pela capacitação dos trabalhadores visando o manuseio e a operação segura de máquinas e implementos, de forma compatível com suas funções e atividades

Curso de Tratorista mobilizado pela CRRP e realizado pelo SENAR

 

• As partes móveis das máquinas e implementos deverão estar sempre protegidas e suas proteções devem ser substituídas imediatamente quando apresentarem defeitos ou não estiverem eficazes.

Partes móveis devidamente protegida e sinalizada.

 

Ponto de abastecimento de combustível

• Os tanques de óleo devem ser construídos em local adequado, resguardando às distâncias de área de risco.
• O tanque deverá possuir toda área concretada, mureta de contenção e canaletas em volta do mesmo para escoamento do óleo derramado para a caixa de contenção e separação, e no caso de um vazamento o mesmo não caia no solo prejudicando o meio ambiente;
• Deve ser fixadas placas de segurança com os seguintes dizeres: “PROIBIDO FUMAR, INFLAMÁVEL”, “RISCO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO”.

 

Áreas de vivência

São consideradas Áreas de Vivência, todas as áreas destinadas ao REPOUSO, HIGIENIZAÇÃO, ALIMENTAÇÃO dos funcionários, tais como: Alojamentos; Instalações Sanitárias; Refeitório; Moradias, Lavanderias.

A qualidade de vida do trabalhador está ligada ao seu descanso e seu lazer, portanto o empregador deve garantir a todos os seus funcionários, suas áreas de vivência, limpas e organizadas, devendo os trabalhadores mantê-las limpas e conservar tais condições.

Ambientes adequados às normas de segurança, proporcionando ao trabalhador um ambiente seguro e confortável.

Alojamento em propriedade rural atendida pela CRRP

Instalações sanitárias atendendo todas as exigências da norma

Refeitório em propriedade rural atendida pela CRRP

Implantação de coleta seletiva pela CRRP

 

Para que o trabalho da coleta seletiva seja realizado com sucesso é necessário que todos os funcionários sejam orientados para que façam a sua parte.

Edificações Rurais

As edificações Rurais tais como armazéns, silos e depósitos devem ser totalmente seguras, atendendo às disposições das normas de segurança do trabalho.

O empregador deverá implementar a gestão em segurança e saúde no trabalho em espaços confinados, por medidas técnicas de prevenção, administrativas, pessoais e de emergência e salvamento, de forma a garantir permanentemente ambientes com condições adequadas ao trabalho.

Deve ser mantida sinalização permanente junto às entradas do Espaço Confinado

Curso de Espaço Confinado e Trabalho em Altura, realizado pela CRRP

 

Os funcionários que laboram nos Barracões de sementes/adubos devem ser treinados sobre as formas corretas de se armazenar as sacarias e big bags seguindo as normas de segurança, além de aprenderem a utilizar os EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual adequadamente.

Oficinas

• As oficinas devem dispor de sistemas de contenção e separação dos resíduos;
• Os funcionários devem ser orientados a fazerem a correta destinação dos resíduos gerados no setor como, peças, líquidos, estopas, etc; bem como, sobre a importância de se manter o local sempre organizado, a guardar os equipamentos de maneira adequada, não retirar as proteções dos equipamentos, não fazer instalações elétricas improvisadas, não laborar sem utilizar os EPI’s e EPC’s adequados, etc..

 

Lavouras e frentes de serviço

• As lavouras e frentes de serviços afastadas da sede deverão dispor de local adequado para os funcionários fazerem suas refeições e usar como abrigo em caso de intempéries e dispor de banheiros;

• As áreas tratadas com defensivos agrícolas deverão ser devidamente sinalizadas.

 

A Consultoria Rural Rio Preto – CRRP auxilia o empregador rural a implementar estas ações de segurança e saúde através da elaboração e acompanhamento do Programa de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho Rural, dando cumprimento à NR 31 e demais normas trabalhistas.

Para maiores esclarecimentos, solicite uma visita do nosso departamento técnico ou deixe aqui a sua dúvida.

Ione Alves Machado
Especialista em Segurança do Trabalho / Consultoria Rural Rio Preto 

Sobre o autor

Sem comentarios

Deixe uma resposta

Você é logar to post a comment.