Produção de café volta a crescer na Colômbia

Produção de café volta a crescer na Colômbia

Um dos países mais tradicionais na produção de café, a Colômbia está voltando com força ao mercado mundial. Após um programa de renovação dos cafezais, os produtores querem exercer uma participação nos negócios internacionais do grão que já tiveram em outros tempos.

Superada a incidência de várias pragas, o que derrubou a produção na Colômbia, o país volta a produzir e a exportar mais nos últimos meses.

De acordo com os dados mais recentes da federação nacional dos produtores da Colômbia, a área atual de produção do país deve atinge 931 mil hectares. Pelo terceiro ano consecutivo, o espaço destinado ao produto esteve acima de 900 mil hectares. Antes ficava abaixo dessa área.

Produção de café na Colômbia ainda é inferior a 2008 

Área maior e parte do cafezal já renovado, a produção dos cinco primeiros meses deste ano atingiram 4,03 milhões de sacas, 36% mais do que o volume de igual período do ano passado.

Apesar dessa recuperação, os colombianos ainda não atingiram a produção de 5,1 milhões de sacas dos cinco primeiros meses de 2008.

A produção maior permitiu ao país uma ampliação das exportações. De janeiro a maio, as vendas externas somaram 3,7 milhões de sacas, 32% mais do que as 2,8 milhões de sacas dos cinco primeiros meses do ano passado.

AF News

Sobre o autor

Sem comentarios

Deixe uma resposta

Você é logar to post a comment.