Seminário do Café reúne produtores de várias cidades em Patrocínio

Seminário do Café reúne produtores de várias cidades em Patrocínio

Começou nesta quarta-feira (25) em Patrocínio o 21º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), o município é o maior produtor de café do Brasil. O tema do seminário este ano é “Caminhos para a inovação e a tecnologia na cafeicultura”. O governador de Minas Gerais, Antônio Anastásia participou da abertura do evento e em entrevista ao MGTV falou sobre a situação atual do café.

“O café é fundamental para todo o Brasil, mas para Minas é mais importante. Ele é nosso maior produto de exportação da área agrícola, então essa produção é fundamental. Hoje lamentavelmente o produto atravessa um momento de dificuldade, seu preço não está bom, isso reflete na economia das cidades que produzem o café, por isso vamos continuar empenhados junto ao governo federal para melhorarmos o preço do café e darmos mais oportunidades aos produtores” , afirmou o governador.

O encontro reuniu centenas de produtores e representantes de cooperativas dos 55 municípios, que produzem o café com a marca da região do cerrado mineiro. De acordo com diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Jânio Zeferino, o governo federal neste ano já implantou políticas para fomentar a atividade, principalmente dos pequenos e médios produtores.

Para o cafeicultores o seminário é um oportunidade de trocar experiências e conhecer novas tecnologias. Além dos tratores e implementos agrícolas para colheita e beneficiamento do café. Umas das novidades é a colheitadeira para cafezais novos.

GLOBO RURAL

Sobre o autor

Sem comentarios

Deixe uma resposta

Você é logar to post a comment.